domingo, 11 de novembro de 2012

Quer mudar de sexo? Saiba como! 129 transexuais esperam por cirurgia para troca de sexo.

Imagens fortíssimas proibidas para menores de 18 anos.
 
 
Cirurgia de Redesignação Sexual (CRS) (Sex reassignment surgery – SRS, em inglês), termo para os procedimentos cirúrgicos pelos quais a aparência física de uma pessoa e a função de suas características sexuais são mudadas para aquelas do sexo oposto. É parte do tratamento para a desordem do transtorno de identidade para transexuais e transgêneros.
 
Outros termos para CRS incluem: cirurgia de redesignação de gênero, cirugia de reconstrução sexual, cirurgia de reconstrução genital, cirurgia de confirmação de gênero e mais recentemente cirurgia de afirmação de sexo. Os termos comumente usados “mudança de sexo” ou “operação sexual” são considerados imprecisos. Os termos genitoplastia de feminilização e genitoplastia de masculinização são mais usados pela área médica em alguns países.
Cirurgia para mudança de sexo, o que é, como é feita e sua gratuidade
Cirurgia para mudança de sexo, o que é, como é feita e sua gratuidade
 
Para as mulheres transexuais (MtF — Male to Female, de homem para mulher, em inglês), a cirurgia de redesignação sexual envolve essencialmente a reconstrução dos genitais (embora outros procedimentos possam ocorrer; em muitos casos, algumas mulheres transexuais decidem não se submeter à cirurgia de redesignação genital), enquanto que nos homens transexuais (FtM — Female to Male, de Mulher para Homem, em inglês) ela compreende um conjunto de cirurgias, incluindo remoção dos seios, reconstrução dos genitais e lipoaspiração.
A retirada dos seios é freqüentemente o único procedimento que eles se submentem, além da histerectomia, principalmente porque as técnicas atuais de reconstrução genital para homens transexuais ainda não criam genitais com uma qualidade estética e funcional satisfatória. Muitos optam por fazer uma faloplastia (ou mais precisamente uma metoidioplastia) com médicos renomados do exterior. Para mulheres transexuais, a cirurgia de feminilização facial e o aumento de seios são passos do processo de redesignação sexual.
 
Durante a construção da neovagina, em algumas técnicas cirúrgicas de redesignação sexual em transexuais MtF, a glândula bulbouretral, bem como a próstata, são mantidas para possibilitar que a neovagina tenha alguma lubrificação natural.
No Brasil, o cirurgião Jalma Jurado foi o que mais fez transgenitalizações de mulheres transexuais (MtF): ao todo mais de 500 cirurgias. Contudo, a primeira cirurgia de mudança de sexo do país foi realizada em 1971 pelo cirurgião Roberto Farina. A polêmica gerada pelo caso o levou a ser condenado em 1978 a dois anos de reclusão sob alegação de haver infringido o disposto no artigo 129, § 2°, III, do Código Penal Brasileiro. O processo foi movido pelo Conselho Federal de Medicina, que o acusou de “lesões corporais”

Saúde inclui cirurgia de mudança de sexo no SUS

As cirurgias de mudança de sexo começaram a são pagas pelo governo. A 3ª Turma do Tribunal Regional Federal (TRF) da 4ª Região, em Porto Alegre, decidiu que o Sistema Único de Saúde (SUS) está obrigado a arcar com os custos das operações dos transexuais. O Ministério da Saúde anunciou que não recorrerá da decisão e que esse tipo de cirurgia passará a fazer parte da tabela do SUS.
As decisões do tribunal e do ministério foram comemoradas pelos médicos. O transexualismo é descrito pela Organização Mundial da Saúde como uma doença psíquica. Pouco compreendido, é um transtorno de identidade em que a pessoa nasce com as características físicas de homem, mas pensa e se comporta como mulher. Ou vice-versa. Não tem nenhuma relação com a homossexualidade. O consenso hoje é que só se cura o transexualismo com cirurgia.
No Brasil, as cirurgias foram liberadas pelo Conselho Federal de Medicina em 1997. Apesar disso, vinham sendo realizadas em hospitais universitários praticamente na clandestinidade. Como esse tipo de operação não era paga pelo SUS, os médicos se viam obrigados a burlar o sistema. Faziam a troca de sexo, mas informavam ao SUS que haviam operado um homem com câncer de pênis ou testículo ou uma mulher com câncer de mama ou útero. A extirpação desses órgãos faz parte da tabela do SUS.
O juiz federal Roger Raupp Rios, relator da matéria, considerou que, se a cirurgia não é feita, o transexual corre sérios riscos, como “intenso sofrimento e possibilidade de auto-mutilação e até de suicídio”. Muitos transexuais vinham conseguindo na Justiça o direito de trocar sexo e nome em seus documentos.
“Agora podemos atender pacientes de todo o Brasil”, prevê Walter Koff, coordenador do Programa de Transtorno de Identidade de Gênero do HC de Porto Alegre. Cerca de 30 pessoas estão na fila de espera. Nos últimos seis anos, 80 foram operadas. A cirurgia só pode ser feita após dois anos de avaliação clínica e psicológica do paciente por equipe multidisciplinar. Estudos calculam que o transexualismo atinja 1 em cada 10 mil homens e, em menor proporção, 1 em cada 30 mil mulheres.

Como se faz uma cirurgia de mudança de sexo?

Com conviccção: no Brasil, é preciso ter mais de 21 anos e encarar 24 meses de acompanhamento médico até que a cirurgia seja autorizada – sem contar a fila do SUS. Entenda como são feitas as transformações nesta versão censura livre – acredite, você não quer ver as fotos. Entenda como são feitas as transformações nesta versão censura livre – acredite, você não quer ver as fotos.

Mudança de Homem para Mulher

Como se faz uma cirurgia de mudança de sexo - Homem para mulher
Como se faz uma cirurgia de mudança de sexo – Homem para mulher
Como se faz uma cirurgia de mudança de sexo - Homem para mulher
Como se faz uma cirurgia de mudança de sexo – Homem para mulher
Como se faz uma cirurgia de mudança de sexo - Homem para mulher
Como se faz uma cirurgia de mudança de sexo – Homem para mulher

Mudança de Mulher para Homem

Como se faz uma cirurgia de mudança de sexo - Mulher para Homem.jpg
Como se faz uma cirurgia de mudança de sexo – Mulher para Homem
Como se faz uma cirurgia de mudança de sexo - Mulher para Homem
Como se faz uma cirurgia de mudança de sexo – Mulher para Homem
Como se faz uma cirurgia de mudança de sexo - Mulher para Homem
Como se faz uma cirurgia de mudança de sexo – Mulher para Homem
 
Por Redação do Utilidade Pública, em 08 de junho de 2012 às 14:09.
Sugestão desta matéria é de Jaqueline M. Marques.

Um comentário:

  1. Interessante e que faltam médicos medicamentos muitos deles medicamentos simples estrutura mas ha recursos para isso ai nada contra mas acho que aqui no Brasil ha uma inversão nas prioridades quem ai já não ficou horas esperando para ser atendido em algum hospital e a falta de médicos ????medicamentos. E tantas outras coisas????? E só precisar de qualquer cirurgia e você vai ver

    ResponderExcluir