quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Eliene Nunes-Paragominas será modelo de Gestão para itaituba!


“Cidade que venceu o desmatamento”, “bom exemplo da Amazônia” e expressões como essa era o que diziam todos os textos que eu encontrava sobre Paragominas (PA). Durante semanas busquei informações que pudessem me mostrar o outro lado da história, algum problema que as reportagens até então tinham se esquecido (voluntariamente ou não) de citar. Sem êxito.
Aparentemente, a cidade que era a síntese da destruição da floresta havia se transformado em pólo irradiador de soluções. É óbvio que, sentada no aeroporto de Guarulhos, prestes a embarcar para Belém (PA), eu não acreditava nessa história. O excesso de heróis me lembrava os contos de fada, que eu já aprendi que não são reais.
Cheguei à tal cidade-modelo quase dez horas depois de ter deixado São Paulo (SP). A noite só me mostrava certa organização pouco peculiar às cidades amazônicas – quarteirões simétricos, trânsito organizado, praças iluminadas e povoadas por pessoas se exercitando. Nada grande o suficiente para matar o meu ceticismo. Os dias que se seguiram foram marcados por vários encontros com os heróis municipais.

Mauro Lúcio, presidente do sindicato dos produtores rurais de Paragominas

Um deles em especial, o presidente do sindicato dos produtores rurais de Paragominas Mauro Lúcio, esteve comigo e com o fotógrafo Valdemir Cunha quase em tempo integral. Carismático, ele é, sem dúvida, um excelente garoto-propaganda. À medida em que os dias se passavam, nós, eu e o Valdemir, balançávamos entre a crença no que nossos olhos nos mostravam e a desconfiança característica da nossa profissão.

Resolvi fugir do que me mostravam na cidade. Queria falar com quem não estava envolvido naquele projeto grandioso batizado de Município Verde. Fui atrás do representante do Incra em Paragominas, Aristides Ganzel. O órgão não era parceiro do projeto e era constantemente criticado pelas lideranças municipais. Em quase três horas de conversa, Ganzel, adversário político declarado da atual gestão municipal, mostrou que ainda há pontos a serem resolvidos, mas não pôde evitar dizer que o município merece, sim, ser transformado em modelo.

Não satisfeita, fiz contato com o perito ambiental criminal da Polícia Federal Gustavo Gêiser, que trabalhou durante seis anos no Pará e foi várias vezes ao agora chamado de Município Verde. “Paragominas é minha cidade favorita. Eles sempre foram muito eficientes em extrair madeira, mas quando precisaram enfrentar o problema, também foram os mais eficientes da Amazônia”, foi o que ele me disse por telefone quando eu já estava de volta a São Paulo e tentava sanar minhas últimas dúvidas. O Greenpeace, ONG que nos últimos anos tem sido uma das mais críticas em relação à pecuária na Amazônia, também não soube desmerecer o trabalho em Paragominas.


Dei-me por satisfeita, enfim. Terminei de escrever a reportagem com um sentimento misto de felicidade e revolta. Felicidade por ter visto com os meus próprios olhos que ainda existem pessoas fazendo a coisa certa. Por ter comprovado que é possível produzir sem jogar a floresta abaixo. Por poder dar essa boa notícia aos leitores da HG.

E revolta por saber que por pura e simples falta de boa vontade em outros lugares, Paragominas é exceção. Por saber que o município ganhou destaque simplesmente por fazer o que deve ser feito – nada mais, nada menos. A felicidade só será realmente completa quando municípios como Paragominas não forem mais notícia – e isso só acontecerá quando eles também não forem mais exceção.

Confira quais foram as transformações que deram fama a Paragominas na edição 139 da Revista Horizonte Geográfico.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário