quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Vereadores votam duas vezes para eleger presidente da câmara de Itaituba-PA


Disputa acirrada pela presidência da Câmara

O que parecia favas contadas, ontem, após o almoço na casa da vereadora Maria Pretinha, que até então era candidata única à presidência da Casa de Leis, transformou-se numa grande e acirrada disputa. Cebola e Diomar, dois dos vereadores que estiveram no almoço, mudaram de lado, encabeçando Diomar Figueira uma nova chapa, contando a mesma com o empresário Paulo Gilson Pontes como grande articulador.

Até momentos antes de começar a eleição, essa era a única chapa registrada. Entretanto, foi registrada outra chapa encabeçada pelo vereador Wescley Tomaz, que estivera do outro lado, indicado como segundo secretário. Porém, entre ser secretário ou presidente, depois que recebeu a proposta, não pensou duas vezes. César Aguiar articulou as negociações para essa chapa.
 

Regimento foi invocado para não registrar chapa de Wescley


O verador Isaac Dias, secretario “ad doc” da sessão, invocou o regimento da Câmara, o qual, segundo ele, estabelecia prazo para registro de chapas, prazo esse que teria expirado às cinco da tarde. O secretário da Casa de Leis, Salomão Silva confirmou que era isso mesmo.

Parecia que a candidatura de Wescley acabara de naufragar irreversivelmente. Porém, naquele momento a vereador Maria Pretinha pediu uma questão ordem, quando solicitou que Salomão lesse o artigo do Regimento Interno que estabelecia tal prazo.
Salomão leu todo o artigo, mas, em nenhuma linha constava que existisse o dito prazo arguído. O RI é simplesmente cem por cento omisso nesse caso.Tendo seu argumento derrubado por terra, Isaac reconheceu que a chapa, adversária à sua teria que ser registrada, como o foi.


O vereador Manoel Dentista foi um dos últimos a pegar a cédula para votar. Quando ele foi à cabine de votação observou que havia mais de uma chapa de votação devidamente marcada. Imediatamente pediu questão de ordem, exigindo que houvesse nova votação, porque aquela estava viciada e contaminada.

Gerou-se um pequeno tumulto, mas, em poucos minutos ficou decido que seria necessário começar tudo de novo.
Novas cédulas foram providenciadas e começou a votação.

Havia grande expectativa entre todos os que se encontravam no ginásio, todo mundo prendendo a respiração a partir do início da apuração, que teve o deputado estadual Júnior Ferrari como escrutinador, ficando o deputado federal Dudimar Paxiúba responsável pelo anúncio de cada voto apurado.
Wescley Tomaz chegou a abrir uma vantagem de quatro votos a zero, mas, começaram a aparecer os votos de Diomar, que empatou. 5x5, 6x6 e 7x7. Suspense absoluto. O deputado Júnior Ferrari abriu o último voto e o deputado Dudimar Paxiúba anunciou: o presidente da Câmara Municipal de Itaituba é: Wescley Tomaz.
 
Além do presidente, a chapa vencedora tem: Iamax do Prado Custódio, como vice-presidente, Célia Martins com primeira secretária, Maria Pretinha como segunda secretária e Dirceu Biolchi com terceiro secretário. Os outros vereadores que votaram nessa chapa foram: João Paulo Meister, Dadinho e Manuel Dentista. Houve muita comemoração por parte dos vereadores da chapa vencedora.




Fonte: Jota Parente

Nenhum comentário:

Postar um comentário