sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Irregularidades podem causar prisão de Valmir Climaco


 
Como já era previsto, o candidato Valmir Climaco, derrotado nas urnas pela terceira vez consecutiva, desta feita por uma mulher, cujas únicas atuações de gerência pública foram a escola Antonio Gonzaga Barros e a Secretaria Municipal de Educação, após gastar milhões em sua campanha, continuou a mentir para população ao conceder entrevista nos canais de televisão local afirmando que entregaria a prefeitura em ordem para a próxima gestora.

Durante esta semana ocorreu em enxurrada de denúncias oriundas da própria população e de funcionários públicos, que revoltados com a atitude do gestor que está promovendo um verdadeiro sucateamento na prefeitura de Itaituba.

As primeiras denúncias informaram dos desmanches de máquinas e equipamentos públicos existentes na garagem municipal, como o motor de um papa lixo que teria sido colocado em um carro pipa do prefeito, e na usina de beneficiamento de asfalto da prefeitura, onde, inclusive, foi entregue parte do terreno da usina de asfalto, a seus parentes como forma de compensação de suas participações na campanha do atual gestor.

Ao apurar as denúncias chegadas a nossa redação, a nossa reportagem conseguiu chegar até a um ferro velho localizado no Km 03, destino dos restos de uma moto niveladora (Patrol) que se encontrava na usina da prefeitura. Quanto ao terreno, que apesar de pertencer a usina de asfalto, já foi limpo pelos pretensos novos proprietários e, de acordo com que o que conseguimos apurar, teria sido vendido por um suposto filho do empresário morto recentemente, para três irmãos que trabalham em atividade de refrigeração e mais um genro de Valmir Climaco.

Nos blogs da região na internet, estão estampadas várias fotos de outras máquinas e veículos sendo sucateados na área da própria garagem da prefeitura municipal, demonstrando a irresponsabilidade do atual prefeito, que além de se apropriar do patrimônio público, pelo que se observa, pretende entregar a prefeitura totalmente comprometida para a atual prefeita eleita.

Na terça feira(16) o vereador João Crente(PMDB) denunciou o estado abandono em que estar a comunidade Campo Verde, Km 30 da Br 163. De acordo com o vereador, até mesmo a ambulância não está sendo abastecida pela prefeitura. João Crente disse que desde que perdeu a eleição o prefeito tem tomado medidas que têm prejudicado a comunidade. “Primeiro foram os garis que foram demitidos, deixando a comunidade desprotegida no âmbito da limpeza pública e agora o combustível para ambulância. Quando é preciso transportar algum doente a comunidade tem que colaborar para a compra do combustível. Isto é uma vergonha e as autoridades competentes têm que tomar providência para que a população não continue sofrendo com essa irresponsabilidade”, disse o parlamentar.

Ainda na terça feira, recebemos a denúncia de que uma certa quantidade de asfalto da prefeitura que deveria ser utilizada para na pavimentação asfáltica das ruas da cidade, teria sido negociada com a empresa W Rocha, responsável pela construção das casas populares, localizadas no Km 06. A nossa reportagem esteve no local e comprovou vários maquinários da prefeitura trabalhando no serviço de pavimentação asfáltica das ruas do referido residencial.

De acordo com as nossas fontes, pelo contrato para construção do referido residencial, o asfaltamento que está sendo feito nas ruas do residencial pela prefeitura, deveria ser feito pela empresa W Rocha, entretanto, com o atual prefeito perdendo o mandato, o asfalto que seria para as ruas da cidade, foi negociado com a empresa, que por sua vez pagará o valor da obra ao prefeito.
Apesar da lei proibir contratação e demissão 3 meses antes e depois das eleições, no mural da prefeitura a lista de demissões está exposta para todos tomarem conhecimento do poder do homem que sempre ousou desafiar as leis e as autoridades. São dezenas de funcionários demitidos sem nenhuma justificativa, já que o mesmo prefeito afirmava que iria seguir os trâmites legais até entregar o cargo a nova prefeita.

Mas, como já anunciamos por várias vezes a falta de honradez nas palavras do atual gestor, a vasta lista de assessores exonerados no último dia 09, comprova que Valmir mentia à população quando afirmava que não tinha assessores.

Entretanto, em meios as exonerações de seus inúmeros assessores, o prefeito atropelou a lei ao demitir certas pessoas que não poderiam ser dispensados neste período, como o senhor Antonio Souza Soares(o Pebinha), que se encontra de licença médica expedida pelo médico Manoel Cordovio Diniz, por haver contraído um derrame em pleno exercício de suas funções na garagem municipal.
 
Ao tomar conhecimento de que seu nome estaria entre os demissíveis, caso o prefeito viesse a perder a eleição, o funcionário já com 67 anos de idade, teve uma recaída em seu estado de saúde e hoje se encontra em estado grave, tendo que ajudado por seus familiares e amigos.
Além de demitir Pebinha, Valmir não lhe pagou a dívida da prefeitura pela compra de terreno na 34ª rua do bairro Santos Antonio, onde está sendo construída a Escola Padre José de Anchieta.

Outra aberração a lei, foi a demissão do médico Leonard Cabral de Oliveira, único pediatra do município que tinha contrato com a Secretaria Municipal de Saúde de Itaituba. A demissão de Leonard Cabral, pelo que pudemos apurar deu-se por perseguição política, já que o médico é filho da também médica Horalicia Cabral, que com toda sua família apoiou a atual prefeita eleita Eliene Nunes.

Mas as irregularidades de Valmir frente à administração municipal não iniciaram somente com o anúncio de sua derrota nas urnas. Um dos exemplos das irresponsabilidades do atual prefeito, que vêm acontecendo desde que assumiu a prefeitura é a área localizada ao lado direto do Instituto Federal do Pará (IFPA), onde deveria ser implantada a Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), já foi completamente loteada pelo pessoal do Setor de Terras Patrimoniais, sendo grande parte dos terrenos vendidos para terceiros e os demais repassados a funcionários do alto escalão da administração municipal e até para instituições religiosas sob promessa de apoio político.

Na manhã desta quinta feira(18), a nossa reportagem procurou o Ministério Público a quem repassou as informações e cópias das arbitrariedades que vêm sendo cometidas pelo atual gestor, que de acordo com a lei vem cometendo uma série de crimes do que vai de improbidade administrativa, desvio de patrimônio público e formação de quadrilha, o que pode lhe causar a perda do mandato e a decretação de sua prisão antes do dia 31 de dezembro.

Do Jornal Folha do Oeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário