domingo, 10 de novembro de 2013

“SUPOSTO DESVIO DE OURO ACONTECIA TAMBÉM NO CRIPORIZINHO-PA”

Ex-funcionário diz que roubava ouro de Mauro Mendes e Silval Barbosa sob ordens de sócio Empresário teria feito pressão e chantageado funcionário para que desviasse ouro no momento da extração.

Um ex-funcionário de áreas de extração mineração do empresário Valdinei Mauro de Souza denunciou, no último dia 09 de outubro, à Polícia Judiciária Civil da cidade de Poconé (114 km de Cuiabá) que era contratado para roubar ouro nos garimpos em que ele mantinha sociedade com outros empresários, entre eles o prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes (PSB), o empreiteiro Wanderley Torres, dono da Trimec Construtora e os empresários Antônio Barbosa, irmão do governador Silval Barbosa (PMDB), e Filadelfo dos Reis Dias, dono do Grupo Dias.

Em entrevista ao Isso É Notícia, Luiz Benedito Pereira Marinho, de 58 anos, contou que trabalhava para Valdinei como resumidor de ouro há 16 anos nos garimpos estabelecidos tanto em Mato Grosso quanto no Pará. Segundo Benedito, o empresário o chantageava a roubar até 2kg de ouro por dia em todos os garimpos em que ele tinha sociedade, com o intuito de prejudicar a produtividade do garimpo, passando a ideia de que o local era inviável ou improdutivo para, em seguida, comprar a parte de seus sócios por um preço barato e reabrir o garimpo.

“Ele me oferecia casa, carro, disse que iriamos ficar rico juntos. Na época, ele não tinha nada, era pobre e bebia muito. Mas ele nunca me passava nada”, afirmou à Polícia. Entre os garimpos que foram prejudicados com a subtração de ouro estaria o de Criporezinho, em Itaituba (PA), onde Valdinei sofreu um sequestro relâmpago no dia 12 de setembro. O local pertence, hoje, à Maney Mineração, em sociedade com Mauro Mendes e Wanderley Torres.

Ainda de acordo com o ex-funcionário, quando Valdinei mantinha sociedade com Filadelfo, ele chegou a ser demitido após este desconfiar da subtração. “Filadelfo contratou um novo resumidor de ouro, que acabou descobrindo os desvios no garimpo do Pará e que esses desvios vinham ocorrendo desde a época do declarante e que a culpa recaiu sobre o declarante”, diz trecho do Termo de Declaração a que a reportagem teve acesso.

“Depois me afastei, mas ele me chamou de novo, prometeu um dinheiro grande se eu voltasse. Mas eu disse que não queria mais ir, disse que tudo que ele prometeu não cumpriu. Ele disse que ia chegar a hora certa e eu acreditei”, conta.

MidiaNews
Advogado do empresário Valdinei Souza diz desconhecer o teor da denúncia do ex-funcionário
Mineração Casa de Pedra: Luiz Benedito conta que trabalhou, em seguida, na mineradora Casa de Pedra, onde mantinha parceria com Mendes e o governador do estado, Silval Barbosa (PMDB). A área é objeto de investigação por parte do Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso. No mês passado, um juiz do TRT foi afastado do cargo por ter participado de um esquema de fraude no processo de leilão judicial da Minérios Salomão, que detinha a posse da área.

“Trabalhei lá por quatro meses, mas desviava pouco, porque tinha muita gente em cima, o Nei falava para eu dar um jeito, mas eu dizia que era perigoso. Ele não gostou, aí plantaram ouro nas minhas coisas como se eu estivesse roubando, então me mandaram embora por justa causa”, diz.  Por fim, o ex-funcionário explicou que o empresário ia até sua casa para buscar o ouro desviado. Mas, segundo ele, não lucrava nada com isso, além de seu salário.

David Borges - RDM
Sócios, os empresários-políticos Silval Barbosa e Mauro Mendes podem ter sido lesados por esquema de desvio de ouro em suas propriedades
“Ele me falava que não era para eu abrir o bico se não a coisa iria ficar feia para mim. Depois fiquei sabendo por alguns colegas meus que ele queria me matar. Essa gente é muito perigosa, o maior ladrão que tem dentro de Poconé é esse cara”, desabafa. O ex-funcionário afirmou, ainda, que decidiu procurar a Polícia por se sentir ameaçado por emissários do empresário e que se mudou de Poconé para outra cidade pelo mesmo motivo.

No início do mês, o ex-gerente da Fazenda Juricaba, uma das áreas de extração mineral onde Valdinei mantém sociedade com políticos, também denunciou que a suposta tentativa de homicídio, ocorrida em abril de 2012, também foi "armada" pelo empresário Valdinei de Souza. (CLIQUE AQUI PARA LER)

Outro Lado: O advogado Hélio Nishiyama, que representa o empresário, afirmou à reportagem do Isso É Notícia que desconhece o fato e, caso o empresário receba alguma intimação da polícia, irá, primeiro, tomar conhecimento do teor das acusações, para depois se pronunciar.



http://www.issoenoticia.com.br/cotidiano/ex-funcionario-diz-que-roubava-ouro-de-mauro-mendes-e-silval-barbosa-sob-ordens-de-socio/6035


Nenhum comentário:

Postar um comentário